quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

I Seminário de Direito Crítico - UESB

Na íntegra: http://www.gerivaldoneiva.com/



Gerivaldo Neiva diz:

Pense em algo fantástico...
Nada do que você pensou foi mais fantástico do que participar do I Seminário de Direito Crítico da UESB, ao vivo, pela internet, desde Conceição do Coité (Ba) para Vitória da Conquista (Ba). Uma experiência fantástica e um marco para a democratização da informação e interação via internet.
PARABÉNS AOS ORGANIZADORES E OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.


Sobre Seminário:

O I Seminário de Direito Crítico da UESB surge a partir de uma parceria do Centro Acadêmico Ruy Medeiros (CARM), da Associação Juízes para a Democracia (AJD), e do Núcleo de Assessoria Jurídica Alternativa (NAJA) com o apoio do Projeto de Extensão Temas Atuais do Direito. O intuito do evento é de oferecer aos operários e operárias do Direito da região Sudoeste da Bahia, elementos advindos da militância estudantil, da práxis forense progressista e da extensão popular, que pouco são explorados nos bancos acadêmicos e eventos científicos tradicionais.
Retomando o pensamento dialético de Roberto Lyra Filho e da revista Direito & Avesso, partimos da perspectiva de que direito não é lei, mas sim movimento. Dessa forma, as temáticas serão abordadas de forma multidimensional, por profissionais de diversas áreas e ativistas dos movimentos sociais populares.
Assim, priorizando o debate e a produção de um conhecimento novo, crítico e atrelado às demandas sociais, que Nas terras de Glauber Rocha, esperamos provocar você, participante, a tomar um posicionamento crítico frente à realidade posta e à miséria cotidiana, fazendo com que a balança da luta de classes possa pesar para o lado dos oprimidos e explorados.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Manifestação do DCE Nada Será Como Antes na Comemoração dos 30 anos da UESB

Foram celebrados, em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (24), no auditório do Teatro Glauber Rocha,  os 30 anos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Na oportunidade, foi lançado como parte das comemorações o selo comemorativo dos Correios alusivo ao aniversário da instituição. Além disso, diversos professores, funcionários e alunos da Uesb foram homenageados.


Ao longo dos seus 30 anos de história, a Uesb contribuiu para o fortalecimento da região sudoeste, seja no campo econômico, como no campo social. Hoje, a universidade possui 44 cursos, 12 mestrados, 1 doutorado, e já formou milhares de profissionais que contribuem para o fortalecimento regional. “Essa universidade, com certeza absoluta, faz uma educação de qualidade, ela promove o desenvolvimento regional e coloca sempre uma possibilidade de futuro melhor para as pessoas. Porque só se faz a verdadeira inclusão social através da educação forte, e isso nós fazemos com qualidade”, coloca o reitor da Uesb, Paulo Roberto.


Para os professores que fizeram e fazem parte da instituição, comemorar os 30 anos da Uesb significa comemorar sua própria história e a história que ajudaram a construir. Durante a solenidade, diversos professores, ex-professores, e colaboradores da instituição declararam sua felicidade em estar presentes na comemoração. ”É sempre gratificante rememorarmos e avaliarmos trajetórias e caminhos percorridos. No nosso caso, a presença da Uesb comemorando 30 anos, é motivo de orgulho para toda a comunidade. E para mim é um privilégio e uma sensação extremamente gratificante. Nesses 30 anos nós presenciamos muitos avanços, muitas conquistas, a superação de muitos desafios”, diz o deputado estadual, e professor da Uesb, José Raimundo Fontes.
Mas não são somente os professores que sentem orgulho em comemorar 30 anos de Uesb. Para o aluno do curso de Comunicação Social, Luiz Pedro Passo, cabe aos alunos reconhecer que durante toda a sua ainda pequena trajetória, a Uesb contribuiu e continuará contribuindo para o desenvolvimento da região. ”Eu, como estudante, fazer parte da história da Uesb, eu me sinto privilegiado. Porque é uma instituição reconhecida na Bahia, nacionalmente e internacionalmente”, coloca o estudante.
Manifestação do Movimento Estudantil


Como toda grande universidade, a Uesb também conta com um movimento estudantil ativo que luta pelos direitos dos estudantes. E claro, numa data tão especial para a instituição, os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) não poderiam deixar de expor as suas reivindicações.


Após o lançamento do selo comemorativo dos Correios, os estudantes do movimento, que entraram no começo da cerimônia amordaçados e com cartazes com frases sobre suas demandas, fizeram um discurso acalorado cobrando maiores investimentos por parte da universidade, em ações de apoio estudantil. ”Nós estamos realizando uma série de atividades de mobilização com algumas reivindicações. Primeiro em relação ao restaurante universitário, pois nós temos um bandeijão com o valor de R$ 3,80, e em outras instituições estaduais se cobra apenas R$ 1,00. Em segundo lugar, nós pautamos também a destinação de 1% do orçamento para a permanência estudantil, pois hoje nós temos uma quantidade pequena de bolsas, uma residência com vagas limitadas e um RU precário, sem contar que em Itapetinga e Jequié não se tem nenhuma das duas coisas”, coloca o estudante Alexandre Garcia Araújo.



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CURSO COMO FUNCIONA A SOCIEDADE I

Nos dias 10 e 11 de dezembro acontecerá na UESB o primeiro módulo do curso Como Funciona a Sociedade, no qual o monitor do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio, Eduardo Mara (RN) irá trabalhar os conceitos elementares da teoria marxista a partir de uma metodologia diferenciada, irreverente, que não deixa ninguém disperso ou entediado.
Além de universitários, estarão participando também jovens de movimentos sociais da região como MTD, MPA e CETA. Não será necessário fazer inscrição, basta aparecer na hora. ;)
A atividade é parte do Projeto de Extensão Políticas do III Milênio: velhas e novas utopias, coordenado pelo Prof. Francisco Cardoso.

Roteiro do CFS1:
- A sociedade em que vivemos.
- Riqueza e pobreza.
- A exploração capitalista: salário, mais-valia e acumulação.
- Estado e Ideologia.

O CURSO VAI SER SÁBADO E DOMINGO.
* SÁBADO NA UESB NA SALA 6 DO CAP DE MANHÃ E DE TARDE (terá almoço); *DOMINGO NO SALÃO DE FESTAS DO MEU PRÉDIO - EDIFICIO CASA NOVA Nº 690 AV. SÃO LUIS/ EM FRENTE AO OURO VERDE.

Qualquer dúvida ligar pra: 88215012 (Clara); 88051313 (Xandó); 91421469 (Izadora); 88077658 (Filipe)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Repasses parciais da Assembléia Geral dos Estudantes de quinta-feira.

Olá galera,

Na última quinta-feira houve uma Assembléia Geral dos Estudantes no RU para decidimos algumas questões referentes ao movimento estudantil uesbiano. O nosso encontro foi muito cordial e proveitoso, e peço sinceras desculpas, em nome de toda  a gestão, a todos aqueles que não foram por não saberem exatamente o horário.

Mas vamos ao motiva real de eu estar escrevendo aqui. Como toda boa assembléia tivemos assuntos a serem deliberados, de modo que vou passar agora os repasses parciais do que ocorreu.

Pontos de Pauta:
  1.  Informes
  2.  Repasses do seminário da UEFS 
  3. CONSU dia 07/12/11
  4. Campanha do Bandejão à 1 real
  5. Ocupação dos cargos vagos
  6. O que ocorrer
Principais encaminhamentos tirados:
  • Ato, "Jantar cultural no R.U. sopa com pão!!", para o dia 13/12(terça-feira) marcado para começar a tardinha, de maneira a agregar os alunos da tarde e da noite. Intervenções também vão rolar - jantar a luz de velas e lamparinas.
  • A galera da residência vai fazer tipo um dossiê, reunindo as fotos da residência para apresentar no dia do CONSU.
  • Cada qual tem que mobilizar intensamente a sua turma, seja fazendo falas, seja enviando os emails para que participem dos atos e do CONSU.
  • ATENÇÃO: A reunião do DCE vai ser terça-feira (07/12), como de praxe, só que às 16h, na RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA, para agilizarmos o ato e discutirmos o CONSU. Vamos divulgar!!!!!!!!!!!
  • As novas pessoas que vão compor o DCE, ficou o seguintre:
         - Pasta de Comunicação: André Caetano Thibes
         - Pasta de Cultura: Luíza Reis
         - 1º Suplência: Natália Silva
         - 2ª Suplência: Laysa de Gouveia
         - 3ª Suplência: Cristina de Queiroz

Como disse anteriormente, esses só são os repasses parciais, em breve divulgaremos o restante das informações da assembléia.


"O mundo que vivemos hoje é resultado de uma consciência coletiva, 
e se quisermos um mundo novo, 
cada um de nós precisa assumir a responsabilidade de ajudar a criá-lo ."

Rosemary Fillmore Rhea





Natália Silva
DCE gestão Nada Será Como Antes