Foram celebrados, em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (24), no auditório do Teatro Glauber Rocha, os 30 anos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Na oportunidade, foi lançado como parte das comemorações o selo comemorativo dos Correios alusivo ao aniversário da instituição. Além disso, diversos professores, funcionários e alunos da Uesb foram homenageados.
Ao longo dos seus 30 anos de história, a Uesb contribuiu para o fortalecimento da região sudoeste, seja no campo econômico, como no campo social. Hoje, a universidade possui 44 cursos, 12 mestrados, 1 doutorado, e já formou milhares de profissionais que contribuem para o fortalecimento regional. “Essa universidade, com certeza absoluta, faz uma educação de qualidade, ela promove o desenvolvimento regional e coloca sempre uma possibilidade de futuro melhor para as pessoas. Porque só se faz a verdadeira inclusão social através da educação forte, e isso nós fazemos com qualidade”, coloca o reitor da Uesb, Paulo Roberto.
Para os professores que fizeram e fazem parte da instituição, comemorar os 30 anos da Uesb significa comemorar sua própria história e a história que ajudaram a construir. Durante a solenidade, diversos professores, ex-professores, e colaboradores da instituição declararam sua felicidade em estar presentes na comemoração. ”É sempre gratificante rememorarmos e avaliarmos trajetórias e caminhos percorridos. No nosso caso, a presença da Uesb comemorando 30 anos, é motivo de orgulho para toda a comunidade. E para mim é um privilégio e uma sensação extremamente gratificante. Nesses 30 anos nós presenciamos muitos avanços, muitas conquistas, a superação de muitos desafios”, diz o deputado estadual, e professor da Uesb, José Raimundo Fontes.
Mas não são somente os professores que sentem orgulho em comemorar 30 anos de Uesb. Para o aluno do curso de Comunicação Social, Luiz Pedro Passo, cabe aos alunos reconhecer que durante toda a sua ainda pequena trajetória, a Uesb contribuiu e continuará contribuindo para o desenvolvimento da região. ”Eu, como estudante, fazer parte da história da Uesb, eu me sinto privilegiado. Porque é uma instituição reconhecida na Bahia, nacionalmente e internacionalmente”, coloca o estudante.
Manifestação do Movimento Estudantil
Como toda grande universidade, a Uesb também conta com um movimento estudantil ativo que luta pelos direitos dos estudantes. E claro, numa data tão especial para a instituição, os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) não poderiam deixar de expor as suas reivindicações.
Após o lançamento do selo comemorativo dos Correios, os estudantes do movimento, que entraram no começo da cerimônia amordaçados e com cartazes com frases sobre suas demandas, fizeram um discurso acalorado cobrando maiores investimentos por parte da universidade, em ações de apoio estudantil. ”Nós estamos realizando uma série de atividades de mobilização com algumas reivindicações. Primeiro em relação ao restaurante universitário, pois nós temos um bandeijão com o valor de R$ 3,80, e em outras instituições estaduais se cobra apenas R$ 1,00. Em segundo lugar, nós pautamos também a destinação de 1% do orçamento para a permanência estudantil, pois hoje nós temos uma quantidade pequena de bolsas, uma residência com vagas limitadas e um RU precário, sem contar que em Itapetinga e Jequié não se tem nenhuma das duas coisas”, coloca o estudante Alexandre Garcia Araújo.